Profissionais de Saúde - CTMC


 
Home A Instituição Malformações Craniofaciais Tratamento Amamentação Agendamento Profissionais de Saúde Contato e Localização
 
Profissionais de Saúde - CTMC

Profissionais de Saúde



O serviço do CTMC conta com a atuação de uma equipe multidisciplinar de médicos (cirurgiões plásticos e otorrinolaringologista) fonoaudiólogos, nutricionista, psicólogo, assistente social, dentistas (clínico, ortodontista e buco-maxilo-facial) e brinquedista. Torna-se indispensável ao sucesso do tratamento que o paciente seja acompanhado pela equipe em sua patologia clínica. O atendimento multidisciplinar visa a uma maior eficiência na reabilitação morfológica, funcional e psicossocial desses pacientes. Por isso é necessário a existência de um protocolo de atendimento e tratamento para os portadores de lábio e/ou palato fissurados.


Cirurgia Plástica

Setor composto por profissionais que tem o primeiro contato com o paciente. Responsável pela 1ª triagem e pela identificação da patologia. Examina a malformação e sua extensão, elabora planos de correção cirúrgica do lábio, palato, nariz e outras deformidades congênitas da face, com o intuito de promover aos pacientes os melhores resultados cirúrgicos e estético-funcionais, reabilitando-os e reintegrando-os à sociedade, sempre priorizando o bem estar, através de um atendimento extremamente humanizado, direcionado ao paciente e seus familiares. Para isso conta com a estrutura hospitalar do Hospital Guilherme Álvaro – Santos - SP, com a atuação de uma equipe ampla formada por diversos especialistas, além da Unidade Intensiva de Tratamento (UTI) adequada.


Otorrinolaringologia

Avalia e diagnostica os distúrbios de ouvido, garganta e nariz, bem como voz e equilíbrio relacionados às malformações atendidas no CTMC. A atuação desse profissional no CTMC, extende-se a exames de Nasofibrolaringoscopia e a procedimentos cirúrgicos indispensáveis à qualidade de vida dos portadores de anomalias craniofaciais.

Os exames de Audiometria e Impedânciometria são feitos pela Fundação Lusíada, na Clínica de Fonoaudiologia do UNILUS, o que garante um melhor acompanhamento e planejamento de tratamento.



Odontologia

Acompanhamento feito desde infância estendendo-se até à maturidade. Inicialmente, são verificadas as condições bucais para que o paciente possa sofrer cirurgias. Numa segunda etapa, os pais são orientados sobre todo o processo de crescimento e recebem também orientação prévia sobre a ausência de dentes no local da fenda e todos os outros problemas que podem ser acarretados na criança em virtude da fissura labiopalatina, bem como, dando suporte para o tratamento ortodôntico e de cirurgia plástica prevenindo e tratando cáries, doenças periodontais, e removendo focos infecciosos.

Odontopediatria
Setor responsável pelo preparo de cavidade bucal dos pacientes que serão submetidos às cirurgias reparadoras do lábio ou palato, prevenção da cárie dentária com aplicação de flúor e tratamento ortodôntico preventivo. Orientam os pais sobre os problemas que podem surgir ao longo do tempo e esclarecem suas dúvidas quanto à patologia e higienização, bem como tratamento curativo, restaurador e remoção de focos infecciosos.

Ortodontia
Setor responsável por diagnosticar e tratar maloclusões dentárias, ou seja, prevenção e tratamento dos problemas de crescimento, desenvolvimento e amadurecimento da face, dos arcos dentários e da mordida.



Radiologia

Com responsabilidade da Fundação Lusíada a realização de radiografias odontológicas periapicais e panorâmicas são feitas no Instituto Radiodiagnóstico Odontológico IRO. O planejamento e tratamento odontológico é realizado após avaliação radiográfica.


Laboratório de Prótese

Visa confeccionar aparelhos usados pela ortodontia e ortopedia, reabilitando a oclusão e auxiliando no crescimento dos maxilares.


Fonoaudiologia

O CTMC possui uma equipe de fonoaudiólogas especializadas na avaliação e no tratamento dos distúrbios fonoarticulatórios, visando uma adequada comunicação oral e escrita de pacientes que, por serem portadores de fissura labiopalatal, associada ou não a síndromes, apresentam a voz nasalisada.


Nutrição

Responsável pela avaliação do estado nutricional fornecendo orientações alimentares baseadas nas necessidades dos pacientes do CTMC. Também auxilia o setor de cirurgia plástica no planejamento de dietas pré e pós-operatórias.

Não se pode esquecer que tais serviços de análise e orientação nutricionais sempre consideram o nível socioeconômico dos pacientes.



Psicologia

O setor visa prevenir e tratar problemas psicológicos relacionados com as malformações craniofaciais. Avalia as forças e as fraquezas do paciente no desenvolvimento cognitivo, interpessoal, emocional, comportamental e social, além de dar suporte emocional aos pais. Acompanha e orienta pacientes e familiares em suas expectativas, ansiedades e depressões diante dos traumas provocados pela patologia e pelo desgaste do tratamento, buscando um comportamento sadio e consciente por parte do paciente e de sua família, tendo como consequência a aceitação, adesão e eficácia do tratamento.


Serviço Social

O Setor visa viabilizar o acesso ao tratamento e sua continuidade, favorecendo a reabilitação de indivíduos com anomalias craniofaciais. Atua orientando pacientes e familiares sobre de seus direitos, e auxilia na avaliação psicossocial, além de facilitar a comunicação entre a família e a equipe multidisciplinar. Garante encaminhamento e amparo assistencial durante o tratamento, além de suprir as necessidades referentes a transporte, alimentação, entre outros recursos de apoio.


Brinquedoteca

Trata-se de um espaço dinâmico e alegre, que procura justamente relaxar a tensão do indivíduo em tratamento e do responsável que o acompanha (mãe, pai, avós ou outro responsável). Atividades de entretenimento promovidas por uma brinquedista que facilita o processo de recuperação dos pacientes. Por meio desse serviço, minimiza-se o sofrimento e os efeitos negativos advindos do ambiente hospitalar, tornando assim o tratamento mais prazeroso.



© 2012 CTMC - Centro de Tratamento das Malformações Craniofaciais. Todos os direitos reservados.